http://photos1.blogger.com/blogger/4837/2733/1600/moi4.jpg
A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

PINTOR, POETA E CANTOR, OU FAZEDOR DE COISAS LINDAS COM AS DUAS MÃOS E NÃO SÓ.

terça-feira, 27 de junho de 2006

RECORRÊNCIA À OCORRÊNCIA DO FOSSO PRELIMINAR

Pouco deve haver de mais negro que uma tela em branco pousada no cavalete. É como a noite a prolongar-se pela manhã acima, até que o sol, sempre iminente, se resolva a nascer, nesse dia ou no outro, na semana seguinte, um mês depois. Ou jamais.
Jamais se pondere um quadro pelo valor físico, desde as dimensões aos materiais utilizados, nunca esquecendo, nestes últimos, o tempo necessário à sua composição como obra visionável. A pintura é uma arte mental. E aí é que está o gato de haver pintores e pintores. Não basta ter-se jeitinho, nem calcorrear compêndios de ensinança, nem escutar e corroborar na prática tudo o que os mestres consagrados advoguem, nem intelectualizar o discurso com pedantes filosofias de alguidar contra penico. E porque é mental, dirigir-se-á por via directa à mente, mais iluminada ou menos entregue ao dramalhão de pensar muito, e nunca apenas aos olhos ou às algibeiras cantantes.
Daí, que referências invocar ao determinar-lhe um preço? Dói muito o acto de vender um filho. E dói mais ainda o facto de o não parir.