http://photos1.blogger.com/blogger/4837/2733/1600/moi4.jpg
A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

PINTOR, POETA E CANTOR, OU FAZEDOR DE COISAS LINDAS COM AS DUAS MÃOS E NÃO SÓ.

terça-feira, 9 de maio de 2006

SINFONIETA ORGÁSTICA À PRIMAVERA EM TRÊS ANDAMENTOS

O dia de hoje amanheceu solteiro. Talvez Primaveril por excelência. Luminoso, mas tímido. Vivo, mas hesitante na ténue mantilha de nuvens, muito altas, que tornam mais tenro o anil que nos vigia. No tecto azul, como traços de giz para contas a fazer no quadro preto da aula, só o rasto dos aviões que vêm não sei de onde e vão para onde não sei. E cá por baixo, em pleno asfalto, resvés com o perigo de gatos e carros, alguns melros acasalados disputam entre si o direito a prolongar mais ou menos as respectivas luas-de-mel. Que sejam felizes.

Entretanto, veio entardecendo. O dia. Casado, vulgo cansado. Ainda primaveril, mas já sem luz de promessas, já sem a vida que uma grossa manta de nuvens, sempre altas, entendeu por maldade levar ao sufoco. Nenhum sinal de aviões nos entretém entre conjecturas acerca do rumo de quem neles se faça transportar. E até os melros, talvez avisados por alguém, resolveram passar à prática e meter-se nos respectivos quartos de núpcias a fazer o que se sabe. Pois que muito bem lhes saiba.

Daqui a nada, há-de escurecer. E o dia já não será dia, mas noite. E, não muito depois, dia seguinte, ou seja divórcio de comum acordo. Ainda primaveril, apesar de tudo, na frescura da brisa e nas ameaças negro-acinzentadas das nuvens. Que nenhum avião se atreva a voar com um tempo assim. Quanto aos melros, que se deixem estar em suas funções de empatia e não somente. Há que aproveitar o viço, enquanto o viço arribar.
Muita cautela, contudo: os gatos são bons trepadores.